pele de uma pessoa
Saúde

Aprender a regra ABCDE para o câncer de pele pode salvar sua vida!

Encontrar o melanoma cedo é a chave para curar esta terrível doença. É por isso que aprender a regra ABCDE para o câncer de pele é tão importante. Este sistema fornece e maneira fácil de reconhecer moles e crescimentos que podem ser cancerosos.
Embora a maioria dos seus “suspeitos” moles vai acabar por ser normal moles não-cancerosas, é muito melhor para ser seguro do que arrependido. Não ver, ou simplesmente ignorar um melanoma precoce pode ser devastador. Porque o melanoma pode se disfarçar como uma toupeira de aparência estranha, certifique-se de rever a regra ABCDE para o câncer de pele para identificar adequadamente os crescimentos anormais.

Se o seu sinal ou crescimento tiver um ou mais ABCDE, deve mostrá-lo ao seu médico o mais rapidamente possível!

Os sinais de aviso ABCDE básicos para determinar se uma toupeira é um melanoma são os seguintes, (American Academy of Dermatology, AAD 2009):

  • A – Assimetria: As toupeiras ou sardas normais são completamente simétricas. Se você desenhasse uma linha através de um ponto normal, você teria duas metades simétricas. Nos casos de cancro de pele, as manchas não parecem iguais em ambos os lados.
  • B – Fronteira: Uma toupeira ou mancha com bordas borradas e/ou irregulares.
  • C – Cor: Uma toupeira que é mais de uma tonalidade é suspeita e precisa ser avaliada por um médico. As manchas normais são normalmente de uma cor. Isto pode incluir clarear ou escurecer o mole. As células do melanoma geralmente continuam a produzir melanina, o que explica o aparecimento de cânceres em tons mistos de bronzeado, marrom e preto.
  • D – Diâmetro: Se for maior do que uma borracha de lápis (cerca de 1/4 de polegada ou 6 mm), precisa de ser examinada por um médico. Isso inclui áreas que não têm nenhuma outra anormalidade (cor, borda, assimetria). Mas, não se deixe enganar apenas pelo tamanho – pode ser menor.
  • E – Elevação/Evolução: Elevação significa que a toupeira está levantada acima da superfície e tem uma superfície irregular. Parece diferente do resto ou mudando de tamanho, forma, cor.

Além disso, existem outras características do melanoma, tais como alterações de superfície (sangramento, escorrimento, descamação) ou sinais de coceira, dor ou sensibilidade. Depois de examinar a toupeira, se o seu médico achar que a toupeira é um melanoma, então será realizada uma biópsia para uma análise mais aprofundada.

Basicamente, qualquer toupeira ou crescimento que esteja mudando precisa ser verificado por um médico.

A regra ABCDE para o câncer de pele é uma boa diretriz a seguir, mas há muito mais a saber sobre câncer de pele e melanoma e suas opções de tratamento.

Em qualquer caso, sempre é recomendável consultar um médico experto na área.